domingo, 22 de abril de 2012

LEITURA PARA COMPREENSÃO

Os relâmpagos, os trovões, as tempestades, os terremotos, os vulcões eram misteriosas manifestações dos deuses. Assim pensava o homem da Antiguidade. mas quem era esses deuses? O que pretendiam? Por que assustavam, castigavam e matavam? Na tentativa e na ânsia de obter respostas, surgem teorias religiosas, celebrações de mistérios, imolações para aplacar a divindade, seitas gnósticas, práticas de ocultismo, grupos místicos, religiões ditas reveladas, sacerdotes que intermedeiam a ação dos deuses, magos, bruxas, feiticeiras, curandeiros, charlatões, confrarias, sociedades de todo tipo - todas envoltas em mantos protetores dos segredos que permitem desvendar o mundo hermético das divindades. Sociedades secretas - o segredo é o elo que, ao mesmo tempo, as une e as divide uma das outras. este estudo revela muitos dos ditos segredos e práticas das Sociedades Secretas que existem desde a Antiguidade. Ao ler, você terá a oportunidade de penetrar no mundo fechado e insólito dessas sociedades. poderá ter surpresas, mas também poderá constatar por que razões o oculto e o divino sempre fascinam o homem.

Egito, a pátria do saber esotérico. O caráter profundamente esotérico e iniciático da religião egípcia foi percebido muito cedo. Os gregos ficaram sensibilizados por ele e afirmaram que Pitágoras, bem como Orfeu, eram iniciados nos mistérios do Egito. pelo fato de se terem perpetuado por milhares de anos, esses mistérios contribuíram evidentemente para que tornassem célebres e atraíssem peregrinos do mundo mediterrâneo, como Heródoto. Na época romana, os mistérios de Ísis e de Osíris têm igualmente grande prestígio entre o ovo que neles encontra o reconforto de uma mensagem de esperança post-mortem. No século II, em seu livro O asno de ouro, Apuleio relata, por meio de seu herói Lúcio, a efervescência e o entusiasmo que acompanham as iniciações ao culto de Ísis. Outra herança que fará do Egito a pátria do saber esotérico, o Corpus hermeticum, um conjunto de textos, do qual faz parte a famosa "Tábua de esmeralda"; esses textos são atribuídos a Hermes Trismegisto, síntese do deus egípcio Thot e do grego Hermes. O hermetismo nasceu em Alexandria durante a época helenista e impregnou a história ocidental de forma duradoura, em particular quando de sua redescoberta no período da Renascença. Finalmente, a Europa foi tomada de uma verdadeira egitomania desde o século XVIII e, mais ainda, no século XIX, depois das expedições - especialmente francesas - ao país das pirâmides. O Egito passou então a ser considerado como representante da civilização mas antiga da história; em decorrência, só pode ter sido o cadinho de todos os acontecimentos tradicionais.
Observe aí o início da manifestação e da mescla das diferenças formas de constituição de sociedades secretas.
A maçonaria se tornará o reflexo dessa moda: alguns de seus membros não hesitarão em afirmar que os construtores do templo de Salomão tinham haurido parte de sua arte pelo contato com os construtores das pirâmides...

Psicanálise, espiritismo e extraterrestres... A multiplicação das seitas impeliu as autoridades políticas a se interessar por esse fenômeno. Na França, uma comissão parlamentar iniciou o movimento, recenseando meticulosamente os agrupamentos sectários. Na impossibilidade de poder julgar as ideias filosóficas dessas sociedades, procurou avaliar principalmente o comportamento dos membros;se é de natureza a "atentar contra os direitos humanos e contra o equilíbrio social", a organização é então julgada sectária. seguindo essa definição, a comissão enumerou aproximadamente duzentas associações que agrupariam mais de 400mil adeptos. Entre as sociedades mais importantes., foram devidamente relacionadas as seitas: os Cavaleiros do Lótus dourado (Mandarom), a igreja da cientologia de Paris. O movimento raeliano francês e as Testemunhas de Jeová que, sozinhos, reúnem quase a metade dos efetivos. É frequente classificar as seitas de acordo com o tipo de mensagem que pregam: milenaristas (davidianos, Testemunhas de Jeová, New Age...), curandeiro (antonistas...), orientalistas (discípulos de Krishna), de Moon ou ainda da Soka Gakkai), psicanalitica (Igreja da cientologia) ou ainda ufológica quando se remete a uma inteligência extraterrestre (é o caso dos raelianos). Constata-se igualmente a exist~encia de grande número de seitas gnósticas ou esotéricas na esteira da teosofia, da antropologia e do espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário