sábado, 15 de janeiro de 2011

As Sociedades Secretas e Seus Segredos

Para o homem finito e angustiado, o tempo é algo sobrenatural, cujos segredos e mistérios são guardados por seres superiores que transcendem a intransponibilidade do próprio tempo.
A divindade é a resposta, dá a resposta, revela os mistérios encerrados nos arcanos do tempo eterno. Seja a divindades etérea ou perceptível, inimaginável ou palpável, o que importa é que se aproxime do homem, que seja um canal de comunicação com o infinito e com o imponderável. Não importam os meios de que se utiliza para tornar-se presente, para manifestar-se e revelar. Seja através dos elementos naturais, dos seres inanimados ou não.
O homem sente-se insolitamente no tempo e necessita de um auxílio divino. Sente-se vida, mesmo que não saiba o que realmente é vida. A dúvida, o questionamento, a insensatez de seu desgarramento num universo repleto de paradoxos impele-o a clamar aos deuses.
Desde as mais primitivas, as sociedades humanas sempre se organizaram em torno de crenças para sustentarem seus ideais e defenderem alguma causa. De cunho religioso, político ou social, essa prática reúne indivíduos em torno de um objetivo comum, associando o ser humano a um tipo de fé. Sociedades secretas são organizações fechadas em busca de um ideal. Grupos que se reúnem em segredo e que sempre estiveram presentes na história da humanidade, influenciando-a positiva ou negativamente. Algumas desempenharam um importante papel para a nossa evolução, outras, porém, foram personagens obscuras mas de alguma forma ativos durante o tempo.
Faz parte da natureza dessas sociedades, e sem dúvida de sua função, fugir da história e nela aparecer da maneira mais fugaz. É realmente esta aura de mistério que as deixa tão fascinante aos olhos da humanidade, onde tudo se mescla curiosamente, favorecendo as interpretações mais inquietantes ou extravagantes. Aqui você encontrará informações da parte sombria de nossa história e também resgatando algumas "verdades" necessárias à nossa existência.
Sociedades secretas são instituições que revelam suas atividades confidenciais a seletos grupos de membros dignos com os mesmos ideias e objetivos. Tais organizações são como fraternidades que seguem rituais secretos de iniciação. Cada grau de iniciação revela um novo segredo ao afiliado que avança passo a passo em sua evolução. Certas sociedades exigem dos membros que neguem sua participação e guardem o segredo sob juramento, comportamento que mostra coerência, pois uma sociedade secreta que desvenda seus segredos, logo se revelará falsa, assim como seus propósitos. O segredo é básico nas verdadeiras sociedades secretas, pois não há outra forma de manter suas informações confidenciais.
Desde o início dos tempos as sociedades secretas provocam curiosidades dos não-membros, despertando suspeitas e exaltação. Na Grécia antiga, grupos faziam reuniões mantidas "sub-rosa' (do latim: sob a rosa) que significava o segredo oferecido a Harpocrates - deus do silêncio. Os egípcios antigos, assim como os gregos e romanos, também tinham seus segredos e cultos religiosos misteriosos. portanto, o primeiro motivo para homens se juntarem em grupos secretos foi o religioso. Os rituais de iniciação dessas sociedades secretas antigas eram apenas rituais de transição para meninos na fase adolescente, porém, havia algo de especial em sua doutrina esotérica que os filiados ocultavam aos olhos dos homens comuns. Assim era na Escola de Crotona. Grécia, uma sociedade filosófica-religiosa fundada por Pitágoras. Os Mistérios Eleusianos, baseados no Mistério Cabiros Fenício, e nos Mistérios Druídicos votados a Taliesin; e as Doutrinas Esotéricas dos Adoradores da Magia e Culto a Mitra ( o mitraísmo, superado pelo cristianismo). Nos rituais de culto dos ancestrais ou velórios das antigas sociedades secretas, os membros usavam máscaras para não revelar o rosto e manter sua identidade protegida. Em ambientes sociais eles se identificavam por meio de sinais, emblemas, linguagem secreta especial ou demonstrando abstinência a alguns alimentos e bebidas.
Algumas sociedades faziam policiamento camuflado numa série de atividades sociais. Não só para espionar o que ocorria em meios políticos, mas também obter informações preciosas antecipadamente. tal comportamento é a origem das castas sociais e dos primeiros partidos políticos. Os comerciantes se filiavam a essas sociedades para cobrar seus devedores, e os governantes para coletar os impostos do povo. A tributação era em forma de dízimo: um décimo da caçada, da produção ou de espólios. Essas taxas eram cobradas para cobrir os serviços do templo, contudo nada impede que tenham sido confiscadas para manter despesas da monarquia perdulária. as sociedades secretas evoluíram para ações de camaradagem entre seus membros baseadas na confiança. As iniciações secretas honravam aqueles que se destacavam em suas atividades galgando graus.
Com o tempo essas sociedades secretas se transformaram em organizações de caridade e depois viraram ordens religiosas. Hoje o termo sociedade secreta também pode ser aplicado a organizações esotéricas, a irmandades místicas, ordens militares, fraternidades filosóficas, grupos de culto satânico, de intolerância racial ou de preferência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário