domingo, 9 de janeiro de 2011

As Sociedades Secretas

Em meio ao efervescente surgimento de cavalaria durante a Idade Média - tema que estudaremos mais adiante - várias "sociedades semi-secretas" foram formadas como uma espécie de Liga de Ofícios cujos membros eram limitados a um ofício particular. Outras surgiram com propostas mais diversificadas e ocultas.
Os tipos de sociedade se aprimoraram. Muitas foram fundadas por estudantes universitários; algumas foram consideradas secretas como FHC (Flat Hat Club) em 1750 e Phi Beta Kappa em 1776, ambas fundadas por William & Mary. O membro mais famoso do FHC era Thomas Jefferson, o terceiro Presidente dos EUA. Outras são Order of The Bull's Blood em 1834 na Universidade de Rutgers; a Bishop James Madison Society em 1812 na Faculdade de William & Mary; e The Seven Society na Universidade de Virgínia. A mais famosa sociedade secreta universitária foi Skull and Bones em 1832 na Universidade de Yale.
Não é em qualquer lugar do mundo que as sociedades secretas são legalizadas. Na União Européia, por exemplo, a Polônia proibiu esse tipo de sociedade por lei regida na Constituição. Nem todas as sociedades secretas têm motivos nobres(?) e algumas tiram partido do segredo para favorecer programas políticos ou criminosos como a Know-nothings.
Há algumas sociedades recentes constituídas de forma legal e outras agem ilegalmente. Abrimos espaço para que você possa contribuir com esse estudo, enviando informações sobre alguma sociedade secreta que não está descrita nesse estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário